Página Inicial
Setores
Editais
Imprensa
Trabalhe Conosco
Contato
 
 
 
 

Ramo de Ater e Serviços

A articulação das cooperativas de ater é resultado da demanda por um acompanhamento técnico que prioriza as ações das entidades e organizações da agricultura familiar. Destacamos neste contexto o papel da Cooperiguaçu, pioneira neste setor no Sudoeste do Paraná.
O acompanhamento técnico dos agricultores é um dos principais gargalos da agricultura familiar. Neste sentido a Cooperiguaçu surge com a missão de promover alternativas de desenvolvimento com justiça social, viabilidade econômica e equilíbrio ecológico, dando ao agricultor oportunidade de otimizar o potencial produtivo e a qualidade da vida familiar.


Apartir da Cooperiguaçu surgiram várias cooperativas com o mesmo foco que atualmente demandam a organização de uma rede de ater cooperativada no Estado, pautada na a adaptação das tecnologias segundo as condições do meio de acordo com o conhecimento e a capacidade do agricultor, sempre com o objetivo de promover a integração dos grupos de famílias, com ações que estimulem o jovem a continuar na unidade produtiva.


O Ater é um instrumento que visa facilitar processos que permitam o desenvolvimento rural de forma sustentável e a valorização deste mecanismo é fundamental no processo de produção, comercialização e de acesso ao crédito.


Recentemente a Unicafes também sistematiza as demandas do setor 'Serviços' com a organização de diversos setores urbanos na luta por melhores condições de trabalho e acesso políticas governamentais, no entanto a estruturação deste setor ainda é um desafio ao cooperativismo solidário.



Avenida General Osório, 245, Bairro Cango - CEP 85604-240 – Francisco Beltrão - Paraná. Fone: (46) 3523-6529
unicafes@unicafesparana.org.br