Página Inicial
Setores
Editais
Imprensa
Trabalhe Conosco
Contato
 
 
 
 

Ramo de Leite

A atividade leiteira surge no Paraná como uma das alternativas de renda acessíveis ao agricultor familiar. O surgimento de cooperativas neste setor é resultado da organização na luta por agregação de valor, acesso a políticas publicas e negociações por melhores preços. No Paraná existem atualmente três sistemas presentes nas diversas regiões, representados politicamente no Fórum Paranaense do Leite.

 

SISCLAF


Sisclaf - Cooperativa Central de Leite da Agricultura Familiar com Interação Solidária possui seu campo de atuação no Sudoeste do Paraná. As Clafs foram às primeiras cooperativas de leite fundadas neste novo modelo organizacional.
Atualmente esse sistema possui mais de vinte cooperativas distribuídas em quatro Fóruns Regionais: Fronteira, Vale do Iguaçu, Marrecas e Pinhais, que são responsáveis pela articulação das Clafs na microrregião e pela negociação com parceiros regionais, organizadas pela central situada em Francisco Beltrão que possui a responsabilidade de articular o setor contábil, técnico, comercial e estratégico das singulares.
O foco da ação está no acompanhamento do quadro social, na qualificação da produção, na agregação de valor e no acesso a políticas publicas estratégicas para o setor.


SISCOOPLAF


O Siscooplaf possui seu campo de atuação na região Oeste do Paraná. Sua organização seguiu os modelos já implantados na região Sudoeste, respondendo as demandas do ramo crédito, principalmente no que se refere à organização da cadeia leitera, atividade explorada pelos laticínios da região.
As Cooplafs possuem uma história recente, no entanto com um crescimento surpreendente, somando atualmente quase dez cooperativas espalhadas na região Oeste com uma central estabelecida em Cascavel.
A central tem a missão de representar, organizar e dar suporte às cooperativas associadas, com o desafio de continuar a expansão e consolidação do cooperativismo solidário, construindo uma rede que viabilize os agricultores que atuam na atividade leitera naquela região do Estado.

 

COORLAF CENTRAL


A Coorlaf Central possui seu campo de atuação na região Centro do Estado, surgindo do forte trabalho de base realizado pelas entidades locais apartir dos modelos já existente na região Sudoeste. A fundação dá-se a partir da necessidade de instrumentos de organização e comercialização que viabilizassem a atividade leitera.
As Corlafs também são recentes. As primeiras cooperativas foram constituídas neste último triênio. No entanto a demanda organizacional já provocou a implantação de quase dez cooperativas de leite e de uma central com a missão de buscar de convênios, projetos e facilitar a gestão da atividade na região.
Atualmente o sistema possui uma base de serviço com profissionais na área contábil, comunicativa e administrativa dando suporte ao crescimento e expansão do cooperativismo.


COOPERLAF


As Cooperlaf possuem seu campo de ação na região norte do Estado, no entanto possuem uma caminhada diferenciada devido a situação histórica, política, social, cultural e organizacional da região.
Atualmente a região possui poucas cooperativas que ainda não são organizadas num sistema, no entanto o trabalho de base coordenado pela Unicafes já se estende em vários municípios com a pretensão de articulação de sistema que viabilize a atividade leitera e articule novas iniciativas.
Esses quatro sistemas: Sisclaf, Siscooplaf, Coorlaf Central e Cooperlaf são presentes na Unicafes Paraná que nacionalmente são reconhecidos como ramo na luta por políticas públicas que beneficiem o setor.

Avenida General Osório, 245, Bairro Cango - CEP 85604-240 – Francisco Beltrão - Paraná. Fone: (46) 3523-6529
unicafes@unicafesparana.org.br