Página Inicial
Setores
Editais
Imprensa
Trabalhe Conosco
Contato
 
 
 
 

Ramo de Produção

Café e Frutas

Adiversificação da propriedade historicamente tem sido uma das alternativas para agregação de renda e valorização da agricultura familiar. As iniciativas no setor de café e frutas adequam-se as situações dos pequenos proprietários sendo alternativa viável e lucrativa.


Atualmente existem várias cooperativas neste setor presentes no quadro social da Unicafes, destacamos o papel da Coopat, cooperativa de São Jorge do Patrocínio que trabalha com produção, beneficiamento, e comercialização.


A organização surgiu a partir da demanda produtiva existente na região e das necessidades de inovações em todo setor, com a missão de favorecer a comercialização do café no mercado justo articulando a venda direta da produção de frutas agregando valor com participação dos sócios.

 

Mel

Diante da renda média dos agricultores familiares a apicultura destaca-se como uma das atividades altamente rentáveis por não exigir boas condições de relevo e altos investimentos como outras atividades agrícolas.

A articulação dos apicultores em cooperativas favorece a diminuição dos custos da produção através do trabalho em mutirão, da aquisição de equipamentos e da venda conjunta, agregando valor ao produto e diminuindo os riscos dos investimentos da produção.

Com organização os apicultores somam forças, conquistam espaço no mercado, ganham a possibilidade de ampliar a produção de mel para o autoconsumo e para a comercialização em nível regional e estadual.

 

Cachaça e Açúcar Mascavo

A organização dos agricultores na implantação de agroindústrias tem facilitado o estabelecimento de várias famílias no meio rural. A produção de cana-de-açúcar tem proporcionado a elaboração de vários produtos como açúcar mascavo, cachaça, doces e licores em geral.
No quadro social da Unicafes destaca o trabalho realizado pela Coopercachaça - Cooperativa dos Produtores de Cachaça Artesanal do Oeste do Paraná, fundada com apoio do Estado e das instituições locais.
As marcas Quaty, Curió e Guarú, identificam as bebidas especiais produzidas através de processos exclusivos pela cooperativa. Novos produtos como bebidas energéticas devem ser lançadas no mercado num curto espaço de tempo.

 

Peixes

A atividade da pesca destaca-se atualmente como uma das formas de valorização da propriedade e alternativa na profissionalização do produtor e qualidade de vida ao consumidor.

Na área de pesca existem inúmeras iniciativas no Estado, desde pescadores desorganizados até empresas tradicionais com foco na exportação. Neste contexto destacamos o trabalho realizado pela Cooperçu – cooperativa que surgiu apartir da necessidade do desenvolvimento da cadeia produtiva da piscicultura na região do Procaxias, que é composta por municípios atingidos pela represa Salto Caxias.


Focada no processo administrativo, funcional, produtivo, industrial, comercial e social, a cooperativa trabalha no processo de expansão e domínio da atividade em todos os seus setores.

A missão da Cooperçu é “Desenvolver os ideais do cooperativismo, produzindo e industrializando peixe com qualidade, respeito ao meio Ambiente e satisfação do consumidor”. Sendo referência no processo de organização que Unicafes assume nas outras regiões do Estado.

Avenida General Osório, 245, Bairro Cango - CEP 85604-240 – Francisco Beltrão - Paraná. Fone: (46) 3523-6529
unicafes@unicafesparana.org.br