A UNICAFES (União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado do Paraná) e a FECAFES (Federação de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado do Paraná) realizaram durante os dias 06 e 07 de dezembro de 2022 o Seminário Estadual das Cooperativas da Agricultura Familiar, que aconteceu no auditório do Mercado Municipal de Curitiba. O evento contou com o apoio da Unicafes Nacional, Pró-Metrópole (Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba), Ascesme (Associação dos Comerciantes do Mercado Municipal), Mercado Municipal de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba.

A realização do seminário teve como objetivo, fortalecer a intercooperação da agricultura familiar de economia solidária e os diversos parceiros do Sistema UNICAFES e FECAFES Paraná, as parcerias vinculadas a organização produtiva, gerencial e comercial, além da apresentação dos programas e a promoção do desenvolvimento econômico, social e sustentável das cooperativas no âmbito regional e estadual. Os debates aconteceram em torno das temáticas da organização produtiva, infraestrutura, crédito e mercados, com o lançamento do Programa PRODECAF (Produção e Negócios Sustentáveis para Cooperativas), a sucessão e inclusão a partir de programas que valorizem o papel das mulheres e jovens no cooperativismo solidário, com o lançamento do Programa PROJOVEM Cooperativista e o lançamento do Programa UNICAFES ORGÂNICA, que tem como objetivo a produção de alimentos saudáveis a partir do sistema de produção orgânico e agroecológico, com foco no gênero e geração, desde a assistência produtiva até o acesso aos mercados. Os participantes também puderam acompanhar a palestra com o professor Dr. Sérgio Schneider da UFRGS, com reflexões sobre o panorama da produção, segurança alimentar, importância do cooperativismo e desenvolvimento inovador, entre outras temáticas.

Além do Seminário, a UNICAFES e FECAFES Paraná realizaram um jantar para lançamento de parcerias locais e agenda com os poderes executivo e legislativo estadual e nacional, que acreditam no trabalho do cooperativismo solidário como ferramenta para o desenvolvimento. Estiveram presentes: a deputada estadual, líder do Bloco da Agricultura Familiar na ALEP, Luciana Rafagnin, o deputado estadual Professor Lemos, Fábio Ortigara (Superintendente de Obras da COHAPAR) e representantes da Unicafes Nacional.

No Seminário foram realizados painéis com importantes parceiros da FECAFES paraná na Região Metropolitana de Curitiba, com destaque para as parcerias com a Prefeitura de Curitiba e a Secretaria SMSAN, possibilitando a inserção das nossas cooperativas no Armazém da Família, Sacolão da Família e Ceasa de Curitiba. É essencial destacar o apoio e importância destas parcerias comerciais com as cooperativas da agricultura familiar e economia solidária e também que os avanços que já aconteceram com certeza serão ainda maiores.

Durante os dois dias do Seminário, contamos com a participação de mais de 160 lideranças e dirigentes das nossas cooperativas de diversas regiões do Paraná, da Prefeitura Municipal de Curitiba, da Secretaria de SMSAN de Curitiba, representantes da SEAB, Fundepar, Desan, SPPE, SEED, BRDE, Cohapar, Consea, CAE, Cedraf, Casa Civil, Codapar, IDR Paraná, Sebrae, Sescoop, Fomento Paraná, Cresol, Conexus, Sicredi, Fetraf Paraná e dirigentes da Unicafes Nacional representando 12 estados do Brasil, RS, SC, ES, MT, BA, RO, CE, PE, MG, AL, TO e RN.

Aline Pasda, presidenta da FECAFES Paraná agradeceu a todos e todas que participaram do Seminário, os parceiros da instituição e especialmente às nossas cooperativas, são elas que fazem o dia a dia da produção e devem ser sempre o norte das ações da FECAFES. Também destacou com alegria a participação das mulheres durante o Seminário, “Somos a maioria neste Seminário! Que estejamos cada vez mais presentes, não apenas na produção, mas em todos os espaços de discussão e tomada de decisão nas cooperativas”.

O presidente da UNICAFES Paraná, Ivori Fernandes, destacou a importância do seminário, não apenas para nossas cooperativas, mas também para os parceiros da instituição que tiveram a oportunidade de conhecer melhor os trabalhos da Unicafes em prol da agricultura familiar e do cooperativismo solidário de nosso estado, além do agradecimento à todos e todas que se fizeram presentes e somam forças com a Unicafes.

Nosso presidente da UNICAFES Paraná, nossa presidenta da FECAFES Paraná e toda a Direção agradecem a participação de todos e todas durante o Seminário Estadual das Cooperativas da Agricultura Familiar, aos apoiadores e todos os parceiros.

Esse é o cooperativismo da Agricultura Familiar e Economia Solidária.

Seminário Estadual das Cooperativas da Agricultura Familiar

Dias 06 e 07 de dezembro de 2022

PROJETOS DA UNICAFES PARANÁ

A UNICAFES Paraná executa, atualmente, dois projetos junto ao MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), ambos com objetivo de fortalecer a agricultura familiar.
O primeiro, busca a construção de estratégias unificadas de produção, organização, gestão, agroindustrialização e comercialização nas cooperativas da agricultura familiar e economia solidária no estado do Paraná, filiadas ao Sistema UNICAFES Paraná. Para além, consolidar redes de comercialização e produção do Cooperativismo Solidário. Dentro dos objetivos, busca-se desenvolver: um programa unificado de produção, organização, gestão, agroindustrialização, acesso aos mercados; pesquisa sobre o padrão alimentar dos consumidores e os fluxos de comercialização; fortalecer as estratégias de organização e gestão em redes; construir ferramentas de comercialização em uma rede de cooperação; inovações para comunicação entre cooperativas e consumidores; elaboração de planos de investimento agroindustrial; acesso ao crédito de forma sustentável.
O segundo projeto que a instituição vem desenvolvendo, tem como objetivo potencializar a organização de cadeias produtivas, agroindustrialização e logística comercial, com foco em qualidade, diversidade e escala produtiva integrada nas cooperativas da agricultura familiar e economia solidária vinculadas a instituição. O impacto desse projeto se dá na contribuição a geração de renda e oportunidades de trabalho, otimização do processo produtivo, organizando a infraestrutura, agregando valor aos produtos da agricultura familiar e abastecendo o mercado, além da ampliação da oferta de alimentos. É o cooperativismo solidário com maior organização econômica e social, cujos benefícios se revertam em avanços sociais e melhoria na qualidade de vida das famílias agricultoras e da comunidade em geral.

PROJETOS DA FECAFES PARANÁ

A FECAFES (Federação das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado do Paraná), aguarda liberação de recurso para execução de projetos que tem como objetivo fomentar e fortalecer o cooperativismo solidário no estado do Paraná.
As ações desses projetos vão de encontro a produção sustentável com desenvolvimento econômico, mediante a profissionalização do quadro social e funcional das cooperativas, com programas e estratégias que fomentam processos inclusivos e diversificados no ambiente do cooperativismo, buscando disseminar ações de maior interação com o quadro social das cooperativas e articulando processos para o desenvolvimento social, econômico e ambiental. 

A UNICAFESParaná busca fortalecer, com união e organização, as cooperativas de agricultores familiares e empreendimentos econômicos solidários no estado do Paraná: promovendo a educação, formação e informação cooperativista; estimulando e promovendo a organização e autogestão; aperfeiçoando a comercialização de produtos oriundos da Agricultura Familiar a partir de redes; promovendo a intercooperação entre os diversos ramos do cooperativismo.

Nosso objetivo é cooperar!

Galeria

Rodadas de Negócio

Representação

Encontros 

Formação - PECSOL

Reuniões 

Projetos

VI Encontro Estadual de Jovens - Unicafes

Evento de Mulheres 

Acompanhe nosso Facebook

Confira as novidades em nosso feed no Facebook!