FECAFES PARANÁ

Novos desafios pedem novas estratégias. Foi neste contexto que surgiu a FECAFES Paraná (Federação de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Paraná), é um novo braço do Sistema UNICAFES Paraná. Constituída na forma de cooperativa de segundo grau, a FECAFES Paraná é formada por uma rede de cooperativas singulares de primeiro grau e centrais de produção e comercialização, localizadas nas diversas regiões do estado.
Em junho de 2020, uma Assembleia Geral Ordinária elegeu os órgãos de administração. Também aprovou aquilo que pode ser definido como o seu “DNA” a visão, a missão e os valores da nova organização. A partir de então, a UNICAFES Paraná atua como entidade de representação política cooperativista. Seu novo braço, a FECAFES Paraná, surge como entidade organizativa da comercialização das cooperativas filiadas. 

HISTÓRIA DA FECAFES PARANÁ

O surgimento da FECAFES-PR está relacionado com a criação da UNICAFES Paraná.  Com a necessidade de trabalhar alternativas de comercialização de produtos a partir das cooperativas filiadas ao Sistema UNICAFES Paraná, foi criada a Federação UNICAFES. Tratava-se de uma instituição no formato de Central de Cooperativas.
No início desse processo, tanto a Federação quanto o Sistema tinham a mesma direção e o mesmo estatuto social. Com o tempo, foi percebida a necessidade de organização dos trabalhos entre as duas entidades e sua diferenciação. Isso passou a ser melhor desenhado a partir do ano de 2018, onde foi aprovado o Programa de Comercialização das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Paraná (PROCAFES). Puderam ser diferenciados e definidos os papéis de cada entidade.
A representação política cooperativista coube ao Sistema UNICAFES. Já a entidade organizativa da comercialização das cooperativas filiadas coube à Federação FECAFES. Passaram-se dois anos até que foi realizada uma Assembleia Extraordinária para a alteração do Estatuto Social da Federação UNICAFES. Por meio desse documento, a Federação passou a ser diferenciada da UNICAFES Paraná. No quadro de filiadas da Federação ficaram somente as cooperativas de produção agropecuária. São as responsáveis por colocar em prática a comercialização. Os demais ramos de cooperativas permaneceram filiados somente à UNICAFES Paraná.  Após esse processo, em Assembleia Geral Ordinária do dia 12 de julho de 2020, foi criada oficialmente a FECAFESs Paraná. 

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Escritório, equipamentos e instalações:
A FECAFES conta com um escritório central, localizado nas dependências do CEASA-PR, em Curitiba.
Centro de Distribuição:
Em um espaço físico devidamente equipado, o Centro de Distribuição está montado anexo ao escritório central, de onde é feito o recebimento e envio das mercadorias comercializadas no âmbito do Programa de Comercialização da Fecafes.
Logística, estrutura de distribuição e veículos:
Além do espaço físico, o projeto conta com veículos (caminhões) que auxiliam no processo de coleta e distribuição de produtos a serem comercializados. Um dos desafios do projeto é organizar um circuito estadual, passando por todos as regiões do estado, coletando e distribuindo os produtos conforme a produção disponível e as demandas comerciais.
Entregas em domicílio – vendas por aplicativo (e-commerce):
As vendas por aplicativo e entregas em domicílio (delivery) são a nova tendência do mercado de alimentos. Para corresponder à nova demanda, a FECAFES organiza um sistema de compra direta aonde o consumidor pode comprar diretamente de quem produz, por meio de um aplicativo.

MISSÃO
Ampliar a oferta e o acesso aos alimentos saudáveis da agricultura familiar, para garantir segurança alimentar e nutricional, melhorar a saúde humana, a sustentabilidade ambiental e a qualidade de vida das famílias agricultoras e da sociedade.
VISÃO
A humanidade caminha para uma forma de alimentar-se que valoriza o rosto de quem produz, a saúde humana, a sustentabilidade ambiental, a qualidade de vida de agricultores e consumidores. Conquistamos políticas públicas de estado para a segurança alimentar e nutricional, cuja demanda por alimentos saudáveis pode ser atendida pela agricultura familiar organizada em um sistema cooperativo solidário.
VALORES
•Respeito e compromisso com os consumidores;
•Compromisso com o meio ambiente;
•Protagonismo das famílias agricultoras;
•Valorização e solidariedade com instituições e organizações parceiras;
•Valorização da cultura e dos conhecimentos científicos e populares;
•Democracia, transparência, ética, eficiência na governança e na gestão das cooperativas;
•Não-discriminação político partidária, religiosa, racial, de gênero ou de qualquer natureza.